Aceitei mais um desafio - desta vez o famoso Convidei para jantar do blog Anasbageri.
Este mês o anfitrião foi o blog Menu Verde e deveríamos convidar um realizador de cinema. Eu convidei o já falecido Robert Stevenson, realizador de filmes como Mary Poppins e Se a minha cama voasse.
Estes dois filmes em particular marcaram o meu imaginário infantil, não só pelo cunho musical e de dança que tão bem se fazia naquela época, como pela magia dos próprios filmes.
O Menu Verde é um blog vegetariano, então resolvi apresentar a minha versão sem carne da mítica "Chicken Pot Pie", tipicamente norte-americana e tradicional das "mamãs cozinheiras" representadas em filmes da altura.
Aqui vai!
Ingredientes para 6 pessoas:
1 cebola grande
2 cenouras
2 talos de aipo (opcional)
100 gr de ervilhas
2 batatas
150 gr de soja grossa
3/4 de chávena de farinha
1 copo de vinho
1 folha de louro
1 c. sopa de tomilho
sal, pimenta e molho de soja
4 folhas massa filo
Demolhar a soja em água fria cerca de 20 minutos, espremê-la bem e temperar com molho de soja, meio copo de vinho e pimenta preta. Reservar no mínimo 30 minutos.
Refogar bem a cebola picada com a cenoura e o aipo cortados às rodelas. Retirar do fogo e acrescentar a farinha sem nunca para de mexer. Colocar sal, o louro e o tomilho e o restante vinho.
Voltar a colocar em fogo médio, acrescentando as batatas em cubos, as ervilhas e a soja. Deixar cozinhar lentamente, cerca de 10 minutos, envolvendo várias vezes o preparado.
Untar uma tarteira ou pirex com azeite, colocar o preparado e colocar as folhas de massa filo sobrepostas, pincelando cada uma com azeite.
Levar ao forno 20 minutos, a 180º.
Bom apetite Mr. Stevenson!
Sou uma pessoa apaixonada. Gosto de descobrir novas paixões sempre que possível. Há 3 anos iniciei um processo de crescimento e mudança que, entre outras coisas, me levaram ao gosto pela culinária e pela fotografia lomográfica. Estas áreas unem-se quando percebo que as fotos que mais me cativam são as de comida! A captação de cor que a lomografia dá aos alimentos é maravilhosa, apetitosa! Assim, este blog pretende partilhar as fotos e receitas do meu quotidiano (com e sem Bimby!)Aproveitem!
domingo, 29 de abril de 2012
Veggie Pot Pie / Tarte vegetariana - convidei para jantar
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá Nicole! Bem haja por esta tua excepcional participação no Convidei para jantar! Lembro-me dos filmes, mas infelizmente não me recordava do mestre por de trás da obra!!
ResponderEliminarA tua versão do free-meat chicken pot, vai com certeza entrar nos menus cá de casa!
Beijinho e uma boa semana*
Obrigada!!
EliminarEspero que continues a seguir o meu blogue e que possamos ir trocando umas ideias vegetarianas!! :)
A massa tem um aspecto delicioso!
ResponderEliminarDevias ter tirado, também, uma foto da tarte aberta para se ver o interior...
Tens razão, vou registar para a próxima, porque realmente fica uma boa mistura de cores :)
EliminarOlá!
ResponderEliminarBem-vinda ao passatempo! Que magnifica participação, quas quase me convenceste a comer soja =D
Até breve
bjsbjs
Parabéns Nicole! Desconhecia esses teus dotes:-)
ResponderEliminarPela primeira vez, este ano, tenho comido soja na faculdade e adorei!Essa tarte está divinal!beijinho gr e ...não pares!
Manuela Almeida
Muito obrigada pelo teu comentário. Se não conhecias estes dotes, então fica a "desculpa" para vires lá a casa experimentá-los, porque já tenho saudades!
Eliminarbeijinhos
Nicole
Olá!
ResponderEliminarNão conhecia o teu blogue e vim cá ter directamente do Receitas do menu Verde! Foi uma boa surpresa e vim para ficar!
Esta tarte deve ser maravilhosa e foi uma óptima escolha para convidado!
Beijinho
Olá, cheguei aqui por causa deste projeto! Gostei da tua receita!
ResponderEliminarBjs
"Se a minha cama voasse" marcou a minha estreia como espectadora de cinema. Foi o primeiro filme que vi, não sei no Cinema Batalha, se no Águia Douro, ambas as salas já fechadas, infelizmente. Já me tinha esquecido e gostei de relembrar.
ResponderEliminarA pot pie está deliciososa.
Beijinhos