segunda-feira, 3 de junho de 2013

Cestinhos de alheira com ovo de codorniz e molho agridoce

Um dos petiscos que mais gozo me dá fazer, e mesmo depois de cozinhar este prato inúmeras vezes, quis personalizá-lo um pouco mais. Não há quem resista a um prato de alheira com ovo, mas um hábito pouco saudável.... Aqui vai a minha alternativa light de um bom folhado de alheira.


                         



Ingredientes (4 cestinhos):

2 rectângulos de massa filo;
1 alheira de caça;
200gr de rúcula;
4 ovos de codorniz;
azeite para pincelar;
pimenta moída na hora;
molho agridoce (desta ainda foi de compra, mas em breve irei experimentar o meu caseiro!)


Costumo cozer a alheira a vapor, uma alternativa mais saudável:
Na Bimby - Varoma/12 min./vel.1, sem Bimby num cesto dentro de um tacho com água a ferver, mas sem tocar na água, durante aproximadamente 15 minutos.

Enquanto isso, cortar a massa filo em quadrados de aproximadamente 15x15cm e forrar formas de queques, previamente untadas com azeite, com duas ou 3 folhas cada (consoante a consistência que queira dar). Indispensável pincelar cada camada de massa filo!

Quando a alheira estiver cozinhada, retirar o recheio e envolver numa taça com a rúcula (esta irá cozinhar apenas no forno). Posto isto, encher os cestinhos, finalizando com um ovo de codorniz em cada, polvilhando com uma pequena pitada de pimenta preta.

Levar ao forno pré-aquecido a 170º, até a massa filo estar dourada e o ovo cozinhado, ou seja, cerca de 10 minutos e vá espreitando até ter o ovo no ponto que gosta.

Desenformar e servir como entrada ou como prato principal, acompanhado de uma salada, arroz, legumes, ...
Colocar o molho agridoce à disposição do freguês!

P.S. Na foto podem ver outro folhado... Mas quanto a esse, a receita fica para depois :D